quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Adilson Troca discute ações pela Doação de Órgãos


O presidente da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgão, deputado estadual Adilson Troca, recebeu nesta quarta-feira (26) a enfermeira da Organização de Procura de Órgãos  - OPO2 -  do Hospital São Lucas da PUC, Simone Lysakowski.  Eles discutiram ações conjuntas para ampliar o número de doadores de órgãos no Rio Grande do Sul.
Para celebrar o Dia do Doador de Órgãos, 27 de setembro, a OPO2 está organizando a iluminação de diversos prédios públicos afim de chamar atenção para o tema. O deputado Troca afirmou que a Assembleia Legislativa participará da ação e explicou as atividades realizadas pela Frente Parlamentar desde o ano de 2005, bem como as ações previstas para a semana do doador de órgãos.

Adilson Troca é autor da Lei 13.822/2011, que institui a criação do Cadastro Estadual de Doadores de Órgãos e agora trabalha pela sua regulamentação. A ferramenta servirá para auxiliar no momento de decidir pela doação. Atualmente, conforme a Associação Brasileira de Transplantes de Orgãos, 39% das famílias gaúchas negam a doação. Em grande parte dos casos isso se dá por falta de conhecimento sobre a vontade do potencial doador.              

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Adilson Troca convida TJ a ingressar em ação pela Doação de órgãos


Em 27 de setembro será celebrado o Dia do Doador de Órgãos. Em alusão a data e como forma de incentivo a ampliação no número de transplantes, o deputado estadual Adilson Troca reuniu-se na manhã desta segunda-feira com o Presidente do TJRS, Desembargador José Aquino Flôres de Camargo, para  convidar o Judiciário a iluminar sua sede com a cor verde, que representa a causa.

Estão sendo programadas uma série de ações para divulgar informações sobre doação de órgãos. Presidente da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, Adilson Troca explica que o principal entrave ainda é a negativa das famílias. “Nossa meta é contribuir para que o tema da doação e órgãos se torne assunto cotidiano nas famílias. Precisamos fomentar o diálogo para superar preconceitos e salvar mais vidas”, ressaltou. Troca lembrou Tribunal de justiça é parceiro da Frente desde 2011. Outras entidades estão sendo contatadas para somarem-se as atividades.

O Presidente do TJRS saudou a iniciativa e lembrou que o Judiciário gaúcho mantém campanha permanente de incentivo a doação de órgãos chamada Doar é Legal (http://doarelegal.tjrs.jus.br/). Coordenada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e executada pelo Tribunal de Justiça do RS, a campanha consiste na emissão de certidão - sem validade jurídica - que atesta a vontade de voluntários em doar órgãos, células e tecidos.

Participaram do encontro a Chefe de Gabinete do Deputado, Silvia Magalhães de Oliveira e o Assessor da Presidência do Tribunal, Ivandre de Jesus Medeiros.