quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Correio do Povo: Sete transplantes em 48 horas

Clipping do Correio do Povo:

 Clotilde com Willian, feliz porque tomará água à vontade<br /><b>Crédito: </b>  arthur puls
 
Clotilde com Willian, feliz porque tomará água à vontade
Crédito: arthur puls
ASanta Casa comemorou ontem um recorde brasileiro de transplantes. Em menos de 48 horas, sete crianças ganharam um novo rim. A primeira cirurgia ocorreu na quinta-feira e a última na tarde de sábado. De acordo com o responsável pela equipe cirúrgica dos transplantes renais pediátricos, Santo Pascual Vitola, que realizou cinco dos sete procedimentos, isso confirma que existe estrutura capaz de atender à demanda de pacientes. O que limita o trabalho é a quantidade de doadores.

A chefe do Serviço de Nefrologia Pediátrica, Clotilde Garcia, disse que as famílias de quatro pessoas conseguiram, no momento de tristeza, ter um gesto de solidariedade. Os quatro meninos e as três meninas transplantados passam bem. Dois estão no quarto. Os demais seguem na UTI. Uma delas é Maria Eduarda Gomes Freitas, 7, que há um ano e meio fazia hemodiálise. "A qualidade de vida é outra. Até a cor dela já mudou", afirmou a médica. A mãe da menina, a cabeleireira Maria Lúcia, que mora em Brasília, destacou a rapidez do processo. "Não ficamos nem um mês na lista."

Sonhando com a volta para a escola, em Canoas, Willian de Castro, 14, abriu um sorriso. Lembrou que poderá beber água à vontade. Já havia feito transplante e agora planeja não voltar para a mesa de cirurgia. Nilza Camp se emocionou ao lembrar os nove filhos que deixou com o marido em Rondônia para vir para Porto Alegre, há três meses, com Maxione Camp, 14. A Santa Casa faz cerca de 40 cirurgias desse tipo por ano desde 1977.